Presidente da Conmebol se retrata após fala polêmica envolvendo clubes brasileiros

Na última segunda-feira (17), a Conmebol realizou o sorteio dos grupos da Libertadores da América, em evento realizado na sede da entidade, em Luque, no Paraguai. Apesar de toda a expectativa, dirigentes e torcedores brasileiros foram surpreendidos por uma declaração polêmica.

Em entrevista ao Bolavip, Alejandro Domínguez, atual presidente da Conmebol, foi questionado como seria uma edição da Libertadores sem a presença de clubes brasileiros. Sua resposta causou espanto nos torcedores e dirigentes espalhou pelo continente.

“Isso seria como Tarzan sem Chita. Impossível”, disse Domínguez, em alusão ao personagem e seu chimpanzé. A declaração viralizou no continente inteiro e rendeu respostas de figuras importantes do futebol brasileiro, como Leila Pereira, atual presidente do Palmeiras.

“Quando vi a declaração do presidente Alejandro Domínguez, confesso que custei a acreditar que ela fosse verdadeira. Achei até que pudesse ser um vídeo manipulado por Inteligência Artificial. Aliás, pensando bem, acho que nem mesmo a Inteligência Artificial seria capaz de produzir uma declaração tão desastrosa quanto esta”, disse a mandatária.

Domínguez se pronuncia após fala

Depois de perceber a gravidade de sua declaração, Alejandro Domínguez foi às redes sociais para se desculpar.  O presidente da Conmebol pediu desculpas e disse que não teve intenção de fazer qualquer analogia racista, deixando claro que discrimina a prática. 

“Em relação às minhas recentes declarações, quero expressar minhas desculpas. A expressão que utilizei é uma frase popular e jamais tive a intenção de menosprezar nem desqualificar ninguém. A CONMEBOL Libertadores é impensável sem a participação de clubes dos 10 países membros. Sempre promovi o respeito e a inclusão no futebol e na sociedade, valores fundamentais para a CONMEBOL. Reafirmo meu compromisso de seguir trabalhando por um futebol mais justo, unido e livre de descriminação”, divulgou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.