São Paulo se junta a outros 19 clubes em boicote à CBF
A CBF elegerá seu novo presidente neste domingo (25), em evento na sede da entidade, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Entretanto, 20 clubes da Série A e B não devem comparecer à eleição como forma de protesto. Os mesmos divulgaram uma nota na última quinta-feira (21) oficializando a decisão
Os clubes em questão são: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport.
Na nota emitida, as equipes deixaram claro que não estão de acordo com o processo de eleição, e com isso, o candidato Samir Xaud não será eleito de maneira unânime. Anteriormente, Ednaldo Rodrigues ganhou o cargo com a aprovação de 100% dos clubes.
“Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor”, diz trecho da nota.
Dito isso, o médico de 41 anos, atual presidente da Federação Roraimense de Futebol, assumirá o cargo após Ednaldo ter sido tirado do poder. Ele comandará a CBF por quatro anos (2025 a 2029).
Clubes como Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda demonstraram apoio ao candidato único.
Veja a nota oficial
“SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL
O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade.
Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente.
Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor.
SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL
América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Operário-PR, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport.”