Criticado em relação ao uso dos jovens de Cotia, Zubeldía manda recado: “Tenho que ter mais cautela e paciência”
Prestes a completar um ano de trabalho no São Paulo, o técnico Luis Zubeldía falou sobre as críticas que recebe devido ao manuseio de minutos dos jogadores formados nas categorias de base de Cotia. Em entrevista ao programa ‘Zona Mista do Hernan’, do jornalista André Hernan, o argentino elogiou os jovens, mas pregou calma na transição ao profissional.
“Os garotos tiveram um destaque importante com a conquista da Copinha e dos outros títulos, eu acho que é um trabalho excelente. Todo o staff do juvenil, o treinador e os jogadores, estão fazendo um trabalho bárbaro. Mas eu, que estou no profissional, junto do meu staff, tenho que ter um pouco mais de cautela e paciência, controlar o tempo de cada área”, iniciou.
Zubeldía garantiu que as crias de Cotia vão ter novas oportunidades ao longo da temporada. O treinador exemplificou que, pelo alto número de saídas, eles terão mais minutos querendo ou não.
“O que mais temos que pensar é em montar um elenco no qual os garotos tenham espaço. E eles vão ter, porque saíram 15 jogadores e chegaram apenas quatro. Mas incluir os jovens está relacionado com a organização do elenco. É um desafio muito importante e ousado. Entre 30% e 32% do plantel está formado por esses garotos que subimos para já começar a trabalhar”.
Zubeldía quer foco
Todavia, o treinador fez um adendo a situação dos jovens. Ele quer que os mesmos não percam o fio da meada e continuem trabalhando duro em busca de seus espaços, que em breve, serão acionados.
“Também depende deles que se imponham e mantenham o nível que mostraram na Copinha. Eu vejo neles uma condição física e técnica muito boa e que condiz com o que mostraram no sub-20. Então, acho que vão ter seu momento porque o elenco é curto e porque vão merecer”, concluiu.