Libertad já foi algoz do São Paulo em 2011; relembre
Depois de vencer o clássico contra o Santos no final de semana, o São Paulo tem mais uma missão importante nesta quarta-feira (23). O Tricolor viaja ao Paraguai para enfrentar o Libertad, em Assunção, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores da América de 2025.
A recordação do adversário não é das melhores para o torcedor são-paulino, que viu a eliminação diante dos paraguaios em 2011. Na ocasião, o time paulista deu adeus a Copa Sul-Americana nas oitavas de final.
O São Paulo, considerado favorito na época, venceu o primeiro jogo por 1 a 0, no Morumbis. Após boa assistência de Dagoberto, Luis Fabiano aproveitou e marcou o primeiro gol em seu retorno. Antes, passava por um período de adaptação no banco de reservas.
Apesar do favoritismo, o São Paulo não conseguiu segurar a pressão do Libertad fora de casa e foi derrotado por 2 a 0 no Estádio Nicolás Leoz, sendo eliminado da Sul-Americana. Acabou sendo campeão no ano seguinte ao derrotar o Tigre, da Argentina.
Antes mesmo deste confronto, o Tricolor e o Libertad jogaram em 1945 segundo dados divulgados pela Gazeta Esportiva. Na ocasião, o duelo terminou empatado em 1 a 1 pelo Torneio Internacional Copa Presidente Morínigo, com direito a gol marcado pelo ex-volante Bauer.
Situação no grupo
O Libertad é o líder do grupo D da Libertadores com seis pontos conquistados em suas rodadas, ou seja, possui duas vitórias e 100% de aproveitamento. Já o Tricolor é o segundo com quatro, com um triunfo e um empate.