São Paulo completa reformulação no elenco e 18 nomes deram adeus nesta temporada
O São Paulo finalizou o empréstimo do atacante Erick ao Vitória até dezembro, e com isso, oficializou a saída do 18° jogador desde o fim da temporada passada. O Tricolor adotou uma política de corte de gastos devido à situação financeira, que passa muito longe de ser boa.
O clube aprovou a criação do FIDC (Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios), que impõe um teto de gastos no futebol de R$ 350 milhões. Segundo informações divulgadas pelo portal Globo Esporte, a diretoria estima economizar algo em torno de R$ 2 milhões por mês na folha salarial com as saídas.
Alguns nomes importantes deixaram o Morumbi, tais como o lateral-direito Rafinha, que não renovou seu contrato, além de Welington, titular no lado esquerdo da defesa. Sem espaço, Giuliano Galoppo foi emprestado ao River Plate, e os jovens William Gomes e João Moreira se tornaram reforços do Porto, de Portugal. O primeiro foi vendido em definitivo.
Por outro lado, alguns jogadores que estavam emprestados também tiveram seus veículos encerrados de maneira precoce. Contratados em setembro do ano passado, o norte-irlandês Jamal Lewis e o argentino Santi Longo retornaram aos seus respectivos clubes, Newcastle, da Inglaterra, e Belgrano, da Argentina.
O Tricolor também foi ativo no mercado no quesito contratações, apesar de que todas chegaram a custo zero, como os laterais Enzo Díaz, Wendell e Cédric, e o meia Oscar. Mesmo assim, outros nomes ainda devem se despedir em breve, como o volante Liziero, cujo contrato vence em junho e não irá renová-lo.
Confira a lista de saídas do São Paulo
- Matheus Belém, zagueiro: emprestado à Chapecoense
- Welington, lateral-esquerdo: fim do contrato
- Rafinha, lateral: fim do contrato
- Raí Ramos, lateral: rescisão de contrato
- Jamal Lewis, lateral: rescisão de empréstimo
- João Moreira, lateral: emprestado ao Porto
- Orejuela, lateral: fim do contrato
- Jhegson Méndez, volante: rescisão de contrato
- Santiago Longo, volante: rescisão de empréstimo
- Iba Ly, volante: emprestado ao Retrô
- Nikão, meia: fim do contrato
- Caio Matheus, meia: vendido ao Coritiba
- Wellington Rato, meia: vendido ao Vitória
- Galoppo, meia: emprestado ao River Plate
- Rodrigo Nestor, meia: emprestado ao Bahia
- Michel Araújo, meia: vendido ao Bahia
- William Gomes, atacante: vendido ao Porto
- Erick, atacante: emprestado ao Vitória